Argentino quebra recorde histórico de 40 anos e não dá mostras de que diminuirá seu ritmo alucinante.
“O dia que quiser fará seis”. Josep Guardiola, ex-treinador do Barcelona, soltou essa frase após o argentino Lionel Messi marcar cinco vezes contra o Bayer Leverkusen numa partida válida pela Copa dos Campeões no começo da temporada, feito inédito até então. Essa parece ser exatamente a sina do camisa 10 do Barcelona: quebrar marcas históricas na mesma velocidade alucinante que consegue controlar a bola com a perna esquerda. Neste domingo (9) foi a vez de outro recorde ser quebrado, o de gols marcados em um ano em partidas oficiais. O alemão Gerd Müller foi às redes 85 vezes em 1972. Neste ano, Messi já fez 86 gols em 66 jogos disputados (todos disponíveis em vídeo abaixo). E é bom lembrar ele tem mais duas partidas oficiais para encerrar 2012…
Futebol não se resume a números, claro. Mas é bom colocá-los na mesa para exemplificar os feitos. São 13 gols em 12 jogos disputados pela Copa dos Campeões, dois pela Supercopa da Espanha e três tentos em sete jogos pela Copa do Rey. No Campeonato Espanhol a coisa se torna ainda mais impressionante: já são 56 gols em 36 partidas. Tantos números juntos acabam na média de 1,30 gol por jogo. Esse número, aliás, supera a média de 13 das 20 equipes que disputaram o Campeonato Brasileiro deste ano. O que significa dizer que Messi, sozinho, é mais perigoso que elencos nacionais completos.
Mas o argentino quer mais. Logo após a marca alcançada, o jogador – sempre tímido e discreto fora de campo – falou alto. “Bati o recorde para que não falem mais dele. Agora vou ver se marco mais algum gol para torná-lo mais difícil para os meus rivais”. Ao mesmo tempo, Messi fez questão de diminuir a marca pessoal atingida. “Meu objetivo é conseguir a Liga, a Copa (do Rey) e a Champions. É o meu sonho”. E quem dirá que é impossível?
0 comentários:
Postar um comentário
Deixe seu comentário abaixo: